Jordânia – Dicas e Sugestões
Com a viagem feita e as memórias partilhadas, gostaria de deixar as minhas dicas e o meu itinerário, de forma a ajudar-vos com as vossas dúvidas e a facilitar o vosso planeamento.
Antes do embarque
1) Passaporte
O passaporte deve ter mais de 6 meses durante a vossa estadia na Jordânia.
2) Seguro de viagem
Nada como ter uma camada extra de segurança, ou simplesmente: ter um seguro de viagem. Recomendo-o pelo simples facto de irem para um país do Médio Oriente onde os cuidados de saúde podem ser mais difíceis de ter.
A companhia de seguros que decidi escolher foi a “Iati Seguros” (também opera em inglês), deixo-vos aqui o link: IATI.
→ Acima de tudo, NÃO beber água da torneira, pois não é segura.
3) Informações de entrada do governo jordão e Covid
Para entrar na Jordânia, é necessário um código QR especial que contenha as informações pessoais do viajante.
Para obter esse código QR, basta ir a este sítio Web oficial do governo jordano: Jordanian Gov – QR code
Ao preencher as informações do código QR, poderão ver quais são os requisitos adicionais necessários em relação à Covid. Na altura em que fui, não havia necessidade de fazer testes (mas levem sempre uma fotocópia do vosso certificado de vacinação em inglês).
Caso necessitem de fazer testes à Covid na Jordânia, sequem aqui dois laboratórios:
– Biolab
– Grupo MedLabs
4) Jordan Pass
O Jordan Pass é uma espécie de cartão turístico que vos dará acesso direto a vários museus do país, inclui a entrada no parque arqueológico de Petra e inclui os custos associados ao visto de entrada no país. Este bilhete chegar-nos-á por email, traduzindo-se num código QR com o nosso nome e número de passaporte.
Aqui está o site oficial onde pode encontrar mais informações: Site oficial do Jordan Pass
– Recomendo a compra do passe com acesso a Petra durante um mínimo de 2 dias (pack “Jordan Explorer” ou pack “Jordan Expert”; a excursão “Petra by night” não está incluída no Jordan Pass) e com acesso ao local do batismo de Cristo (Bethany Beyond the Jordan).
5) Adaptador para tomada eléctrica
Embora na Jordânia se veja a típica ficha europeia (2 pinos), também se encontram os seguintes tipos de fichas (a mais “problemática” é a do tipo G):
Recomendo vivamente que comprem um adaptador de tomadas eléctricas.
– Deixo-vos aqui uma ligação geral onde podem procurar o tipo de tomadas utilizadas no vosso destino: Adaptadores eléctricos de viagem – por país
Dicas
1) Condução
Recomendo que aluguem um carro durante toda a vossa estadia na Jordânia, mas tenham cuidado com o seguinte:
A condução dos locais é muito caótica, ao ponto de ultrapassarem tanto pela direita como pela esquerda.
Nas cidades, raramente se vêem passadeiras para peões, pelo que as pessoas se atravessam sempre no caminho dos carros.
Há muitos pontos de controlo de passaportes, mas não se preocupem, como turistas, raramente vos pedem o passaporte, apenas vos param e vos dizem que podem continuar a vossa viagem. Acima de tudo, descontraiam-se, pois os agentes são normalmente todos pacíficos.
Tenham atenção à velocidade, pois existem muitos radares por todo o país.
Quando conduzirem no deserto, abasteçam o carro regularmente, porque as estações de serviço são escassas (“Regra do Deserto”).
Recomendo o aluguer de um carro com caixa de velocidades automática, especialmente quando conduzirem nas cidades devido ao seu elevado nível de caos.
2) Vida nocturna (em Amã)
Apesar de ser um país árabe, é possível encontrar bares que servem bebidas alcoólicas, especialmente na rua Rainbow – recomendo o bar “The Cellar”.
Como último recurso, podem sempre ir aos bares dos hotéis internacionais localizados na zona mais cosmopolita da capital.