Cazaquistão – Dicas e Sugestões
Com a viagem feita e as memórias partilhadas, gostaria de deixar as minhas dicas e o meu itinerário, para vos ajudar com as vossas dúvidas e facilitar o vosso planeamento.
Antes do embarque
1) Passaporte
Certifiquem-se de que a data de validade é superior a 3 meses durante a vossa estadia.
2) VISTO e sites oficiais do governo
Para alguns países, não é necessário visto (incluindo Portugal).
O site oficial do Governo do Cazaquistão podem ser acedidos através de:
– Site geral: Governo Cazaquistão
3) Seguro de viagem e preocupações de saúde
Antes de irem para o Cazaquistão, recomendo a todos que marquem uma consulta médica para o caso de faltarem vacinas ou para verificar se é recomendável tomar algum reforço ou vacina específica.
– Tentem, pelo menos, ser vacinado contra a hepatite A e ter o reforço contra o tétano em dia.
Nada como ter uma camada extra de segurança, ou simplesmente: ter um seguro de viagem. Recomendo-o pelo simples facto de irem para um país da Ásia Menor onde os cuidados de saúde podem ser mais difíceis de ter.
A companhia de seguros que decidi escolher foi a “Iati Seguros” (também opera em inglês), deixo-vos aqui o link: Iati seguros
→ Acima de tudo, NÃO beber água da torneira, pois não é segura .
4) Adaptador para tomada eléctrica
Felizmente, podemos contar com as típicas tomadas europeias:
– Deixo aqui uma ligação geral onde podem procurar o tipo de tomadas utilizadas no vosso destino: Tomadas elétricas
Dicas
Choque cultural
O respeito pelo espaço privado é nulo, por isso esperem ser ultrapassados no supermercado se deixarem um espaço de meio metro entre voçês e a pessoa à vossa frente.
Nos autocarros, as pessoas vão para a porta uma paragem antes do seu destino final, porque já aconteceu no passado os condutores não pararem – por isso, não vejam isto como uma situação embaraçosa.
Táxi
A melhor forma de se deslocarem é de carro, mas em vez de apanhar táxis caros, existe um serviço semelhante ao Uber. A desvantagem é que é baseado na Rússia, pelo que talvez nem todos consigam instalar a aplicação nos seus telemóveis.
– A aplicação: YandexGo (Google Play app link).
Gastronomia
Em primeiro lugar, tudo o que está relacionado com o cavalo: do leite à carne.
Beshbarmak
é o prato nacional do Cazaquistão. Consiste em carne cozida servida com folhas finas de massa e um molho (chyk) feito de cebolas, caldo de carne, sal e pimenta. A carne de cavalo e de carneiro é a mais utilizada, mas também pode ser confeccionada com carne de vaca.
Kurt
É uma bola de queijo fermentado endurecido e um dos melhores exemplos da comida nómada do Cazaquistão.
Baursak (ou boortsog)
São pedaços folhados de pão cazaque frito. São essencialmente donuts da Ásia Central feitos com farinha, fermento, ovos, margarina, leite, água, açúcar, sal e óleo vegetal.
Manti
Refere-se a um tipo de bolinho de massa popular na cozinha turca. Existem em diferentes formas e tamanhos, consoante o local de origem, mas são normalmente confeccionados com uma mistura de carne condimentada, geralmente borrego ou vaca moídos, que é envolvida numa massa fina e cozida ou cozida a vapor
Plov (ou palau)
É a versão centro-asiática do pilaf, um prato que consiste em arroz cozinhado em caldo com especiarias e outros ingredientes como borrego, cebolas e cenouras.